O projeto consistiu no enfoque da pintura em tela na sala de aula, levando os alunos a produzir suas próprias obras. Teve como objetivo incentivar a interpretação e o conhecimento das obras e pintores famosos e verificar a habilidade dos alunos em pintura livre, que reportasse a realidade de cada um deles. Para tanto, usamos telas, pincéis, tintas, água, pano e jornais. As aulas tiveram a intenção no que tange à necessidade de desenvolver nos alunos as suas habilidades e propiciar-lhes o domínio das competências básicas para a leitura e compreensão de uma obra de arte.
O primeiro passo foi focalizar a teoria geral da arte, especialmente da pintura, tratando de conceitos básicos como contrastes, luz, sombra, matizes, planos de pintura, dimensões, formas e cores. Partimos das obras de vários pintores e temas livres de telas.
Cada aluno escolheu uma obra como inspiração para seu trabalho. Esse procedimento permitiu observar o desenvolvimento dos alunos, a capacidade que apresentam de criar seus próprios objetos artísticos, partindo de uma teoria e de um modelo conhecido. É fato que, ao trabalhar com o Ensino de Artes, não podemos deixar de exemplificar com obras conhecidas. Mas implícito neste ato está o objetivo maior de difundir entre os alunos uma nova cultura artística, e uma experiência de vida. O resultado foi maravilhoso.
Obs.: Neste projeto os alunos do ensino médio é que comprou os materiais necessários para a pintura em tela, e sabemos que esse material é muito caro, permiti aos alunos que formassem grupos para adquirir o material, e a pintura foi coletiva. Esse projeto foi feito em 2010.